WhatsApp
Kit de Primeiros Socorros Outdoor - Parte 1

Kit de Primeiros Socorros Outdoor - Parte 1

Postado em 08/09/2023

Realizar qualquer atividade em ambiente natural requer planejamento, avaliação de riscos, conhecimento do ambiente (fauna, flora e clima), dentre outras questões essenciais, como noções de primeiros socorros e sobrevivência. Tudo isso reflete na SEGURANÇA! Sabemos que acidentes em áreas naturais podem acontecer, mas muitos deles poderiam ser evitados com a simples prevenção e cuidado. Mas e se algo acontecer em uma trilha ou cachoeira, por exemplo? Não basta ter consigo um bom KIT DE PRIMEIROS SOCORROS, se você não tiver conhecimento e treinamento prévio para usá-lo!

Uma das perguntas que mais ouvimos e recebemos é a seguinte: “O que devo ter no kit de primeiros socorros”? E a resposta geralmente é a mesma: DEPENDE. Vamos do princípio...

- Onde o Kit ficará armazenado e qual a necessidade? (Em casa, no carro, na mochila...Ambiente urbano ou natural?).

- O Kit será de uso individual (Individual First Aid Kit - IFAK) ou coletivo (organizado por empresa)?

- Qual o seu nível de conhecimento e capacidade técnica em prestar socorro? Especialmente no que diz respeito à formação profissional, pois algumas condutas podem ser legalmente exercidas apenas por médicos e enfermeiros por exemplo, e isso tem relação direta com os materiais.

- Qual o tipo de atividade outdoor? (Ambiente aquático, caverna, altitude elevada, etc., já muda a necessidade de alguns equipamentos).

- A atividade será  em áreas remotas, locais afastados de assistência médica? Qual a duração do passeio?

Então perceba que comprar ou montar um Kit pode não ser algo tão simples assim. Em um próximo post sobre este assunto vamos sugerir alguns itens que não podem faltar em um bom Kit de Primeiros Socorros, mas já frisamos que os tipos de materiais e a quantidade, vão de acordo com as perguntas já levantadas aqui.

E um detalhe: kit de primeiros socorros não é a mesma coisa que kit de sobrevivência, embora às vezes ambos se misturem no mundo outdoor.

Profª Marta Peres


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.